terça-feira, 13 de junho de 2017

LINUX Vs WINDOWS - Algumas diferenças sobre esses dois sistemas para iniciantes.


Para novos usuários, como nós, o Linux é um caminho desconhecido, principalmente para quem ta acostumado com Windows, dês do eXPerience, até os modernos Win10.

No início deste ano, (2017) embarcamos pelo mundo Linux, por influência de nosso professor de lógica de programação, da Faculdade UNIP, o Sr. Eli Carlos Figueredo de Souza, (Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2004). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em PROCESSAMENTO DE DADOS. MBA em Telecomunicações pela Universidade Salgado de Oliveira-Goiânia (2007). Cursando Mestrado Universidade Federal de Pernambuco - Ciência da Computação (2014)).

Em uma aula sobre Arquitetura de computadores, ouvimos falar sobre Linux, um sistema operacional livre e "GRATUITO", o que chamou minha atenção, pois uso Windows 7 em uma versão "Crakeada".

A possibilidade de ter um sistema gratuito em casa, me faz sentir a sensação de "fazer a coisa certa", abrir mão dos programinhas que nos livram dos registros e dos valores altíssimos da Microsot "$$$$". fiquei encantado com essa possibilidade, e como se não fosse o bastante, ouvi a possibilidade de usar um sistema estável, seguro e de código aberto.

Depois desse primeiro contato com o mundo Linux, através de um sistema bootavel pelo pendriver (vamos fazer um artigo sobre isso), antes de instalar tive os primeiros contatos com Linux, e sua ferramentas, e confesso que no início tive problemas em instalar programas, que de forma completamente diferente do windows, o Linux executa quase tudo pelo terminal, *(que é um tipo de CMD do windows).

"Me senti na obrigação de fazer essa observação referente à comparação que estou fazendo sobre o Terminal Linux e o CMD do Windows, antes que alguém faça algum comentário sobre a analogia. Claro que de fato a referência feita  em relação aos dois era sobre a interface gráfica semelhante, a possibilidade de executar coisas ou programas através de comandos, entre outras. Que fique claro que os comandos digitados em um não é o mesmo digitado no outro.

 
No princípio tive que entender o que eu podia fazer pelo Terminal Linux, e descobri que quase tudo, ou melhor, atá agora tudo o que eu testei pode ser realizado pelo terminal Linux.

A atualização do sistema realizada pelo terminal, é feita através de um tipo de apontamento para *repositórios localizados em rede.

 "Repósitório é um local remoto onde são disponibilizados os pacotes para instalação e atualizações dos sistemas Linux, programas e etc. Eles são colocados para funcionar com os gerenciadores como Aptget ou o Synaptic.
Podem ser alterados, mudando o endereço, geralmente cada distribuição tem sua própria lista de repositórios, que inclui mídias (CD e/ou DVD) e/ou servidores na internet. Pode-se utilizar repositórios de outras distribuições, porém, com cuidado, pois pode haver alguma incompatibilidade entre as versões utilizadas.

Ao meu ver repositório leva esse nome, pois são os lugares onde os pacotes são repostos, se houver alguma atualização são alterados que os sistemas que o utilizem possem ser atulizados automaticamente.

Para um melhor entendimento sobre repositórios,  o que eu acredito ser fundamental principalmente para quem esta iniciando no mundo Linux, colocamos abaixo uma pesquisa realizada pela internet no site Wikipedia (data da pesquisa - 13/06/2017, às 07:47).


Um repositório de software é um local de armazenamento de onde pacotes de software podem ser recuperados e instalados em um computador. Muitos editores de software e outras organizações mantêm servidores na Internet para este fim. Repositórios também podem ser usados para armazenar algumas bibliotecas usadas em por para desenvolvimento de linguagem de programação como por exemplo jdk usado para java.
Repositórios podem ser apenas para determinados programas, como o CPAN para a linguagem de programação Perl, ou para todo um sistema operacional. Os operadores de tais repositórios normalmente fornecem um sistema de gestão de pacotes, instrumentos destinados à pesquisa para instalar ou manipular pacotes de software a partir de repositórios.
Por exemplo, muitas distribuições de Linux usam programas para baixar pacotes de repositórios, podemos citar:
 FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reposit%C3%B3rio


 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Total de visualizações

Banner beruby

beruby.com - O Portal que compartilha os rendimentos

Seguidores

CURSO BASICO EM REDES

Bruno Brito do Nascimento. Tecnologia do Blogger.

Curso 24 H

Postagens populares

PESQUISAR